Introdução

O contrato social do Tails é uma serie de compromissos que nós, como contribuidores do projeto Tails, defendemos. Esse trabalho é derivado do Contrato Social do Debian e do Contrato Social do Tor. Se você possuir qualquer duvida ou comentario, sinta-se à vontade para mandar um email para: tails-dev@boum.org.

Essa é uma promessa da nossa comunidade de contribuidores para o mundo todo, afirmando um compromisso com o que acreditamos.

1. Ao criarmos o Tails, tentamos providenciar ferramentas utilizáveis para anonimidade e privacidade.

Acreditamos que a privacidade, troca livre de opiniões e o acesso igualitário à informação são essenciais para sociedades livres e abertas. Através dos padrões da nossa comunidade e das ferramentas criadas por nos, oferecemos meios para que todas as pessoas se capacitem para proteger e promover esses ideais.

2. Tails continuará sendo código-livre.

Acesso igualitário à informação inclui a disponibilidade gratuita do nosso código e documentação, assim como transparência em relação a quais decisões serão tomadas ao longo do processo.

Todos os componentes do Tails que nos criamos são, e continuarão sendo, licenciados de um modo consistente ao [Debian Free Software Guidelines] (https://www.debian.org/social_contract).

Tails sempre será grátis para usar, modificar, adaptar e distribuir. As únicas exceções à essa regra, são:

  • uma quantidade pequena de firmware não-livre, visando funcionar na maior variedade de hardware possivel;
  • Algumas partes de software que o código é público, mas não é compatível com a Debian Free Software Guidelines; são necessárias para suportar alguns casos.

3. Retribuiremos para a comunidade Código-Livre.

Tails visa a privacidade Debian Derivative.

Queremos que ferramentas seguras e que foquem a privacidade tornem-se um padrão para a comunidade Free software como um todo.

Correção de bugs, melhoramento no codigo, packaging Debian, e trabalho em problemas de usabilidade serão enviados quando possivel. Dessa maneira, nossas modificações vão beneficiar outros e podem ser melhoradas futuramente por uma maior audiencia de pessoas.

4. Encorajamos participação e transparencia

Queremos produzir tails de uma maneira que encoraje a participação, o que requer documentação pública que pode ser melhorada. Como tails foi criado de uma maneira tão transparente, qualquer um é encorajado à participar, revisar e apontar problemas.

Para fazer nossa comunidade um lugar acolhedor para todos, concordamos com um Código de conduta.

5. Nós nunca machucaremos os nossos usuarios intencionalmente.

Sempre faremos o melhor para criar ferramentas seguras e utilizaves. Nós nunca incluiremos voluntariamente backdoors ou software malicioso, nem cooperaremos com nenhuma entidade querendo que machuquemos nossos usuários.

Erros acontecem as vezes. Nós seremos honestos sobre eles e consertar aqueles que afetam a segurança do usuario do Tails quando forem reportados a nós.

Sempre que problemas de segurança forem reportados à nos no privado, testaremos e teremos certeza de corrigi-los imediatamente. Notificaremos nossos usuarios sempre que tal erro for reportado a nós. Entretanto, para a segurança de nossos usuários, talvez não notificaremos um erro tão grave antes de lançarmos uma correção para tal.

6. Damos meios para que os usuários decidam o quanto eles podem confiar no Tails

Encorajamos usuarios para que se informem e decidam se o Tails é adequado ao seu uso e quanto eles podem confiar nele. Trabalhamos com cuidado para manter nossa comunidade atualizada, por meio dos nossos multiplos canais de comunicação, sobre o estado atual do nosso software e suas limitações. Encorajamos que os usuários leiam nossa documentação, assim como a documentação de terceiros, tendo em vista tomar uma decisão estando bem informado e engajar em um processo de aprender sobre as ferramentas que oferecemos.

Providenciamos e explicamos metodos de verificação, desse modo todos podem se garantir que eles baixaram uma versão genuina do Tails.

Veja tambem nossa Missão e Valores .