Protegendo sua identidade durante o uso do Tails

Limpe os metadados de arquivos antes de compartilhá-los

Vários arquivos contêm dados escondidos, ou metadados:

  • JPEG e outros formatos de arquivos de imagens geralmente contêm informações sobre onde a foto foi tirada e qual câmera foi utilizada.

  • Documentos de Office geralmente contêm informações sobre o autor, além da data e hora em que o documento foi criado.

Para te ajudar a limpar metadados, Tails inclui o Matadata Cleaner, uma ferramenta que remove metadados de uma grande quantidade de formatos de arquivos.

Metadados já foram usados no passado para localizar pessoas através fotos que elas tiraram. Veja, por exemplo NPR: traído pelos metadados, John McAfee admite que realmente está na Guatemala (em inglês).

Use sessões do Tails para apenas um propósito por vez

Se você usar uma sessão Tails para mais de um propósito por vez, um adversário poderá conseguir associar suas diferentes atividades uma à outra.

Por exemplo, se você logar em contas diferentes em um mesmo site usando a mesma sessão do Tails, este site poderá identificar que as contas diferentes estão sendo utilizadas pela mesma pessoa. Isso ocorre porque os sites conseguem saber quando duas contas diferentes estão usando o mesmo circuito Tor.

Para evitar que um adversário consiga associar suas diferentes atividades uma com a outra durante o uso do Tails, reinicie o Tails entre as diferentes atividades. Por exemplo, reinicie o Tails depois de checar sua conta de email do trabalho e antes de checar sua conta de email utilizada para denúncias.

Nós não temos conhecimento de nenhum ataque que possa desanonimizar pessoas online que tenham usado Tails para um propósito diferente por vez.

Se você se preocupa com a possibilidade de que os arquivos no seu Armazenamento Persistente sejam utilizados para associar suas diferentes atividades, pense na possibilidade de usar um pendrive USB com Tails para cada atividade diferente. Por exemplo, use um pendrive USB com Tails para seu trabalho de ativismo e outro para o seu trabalho de jornalismo.